Qual é a diferença entre o açúcar de confeiteiro e o açúcar refinado?


Está tentando preparar uma sobremesa e não sabe exatamente que diferença existe entre o açúcar de confeiteiro e o açúcar refinado?

Não se preocupe, trata-se de uma dúvida comum e cotidiana, já que existem vários tipos de açúcar e nem todos são iguais. Por isso, em umComo queremos dar uma mão e explicar a você com detalhes qual é a diferença entre o açúcar de confeiteiro e o açúcar refinado.

Açúcar de confeiteiro

O açúcar de confeiteiro é um tipo de açúcar pulverizado que se usa normalmente na preparação de sobremesas e na confeitaria em geral. Este tipo de açúcar passou por um processo de moagem que dá como resultado um açúcar em pó muito fino, por isso costuma se usar como decoração e não tanto para adoçar.

O nome de açúcar de confeiteiro foi tomado da expressão francesa “sucre glace” que se pronuncia /glas/, ainda vale destacar que também recebe outros nomes como: açúcar glacê, açúcar pulverizado, açúcar impalpável, açúcar flor, açúcar nevado ou glaçúcar.

Além de comprá-lo já preparado, é possível fazer açúcar de confeiteiro caseiro de forma rápida e simples.

Açúcar refinado

O açúcar refinado, também chamado de açúcar branco, açúcar comum, açúcar de mesa, trata-se de sacarose que se obtém da cana doce, da beterraba ou outros vegetais. O resultado do processo de refinamento são pequenos grãos de cor branca em seu estado puro e seu sabor é muito doce.

Apesar de ser granulado, dissolve-se em líquidos assim como ao usá-lo na preparação de sobremesas e outras receitas. Além disso, caso o açúcar não tenha sido refinado, se tratará de açúcar mascavo;

Quais são as propriedades do açúcar mascavo ?

Entre as propriedades do açúcar mascavo encontram-se minerais como o potássio, o ferro, o magnésio e o cálcio. Isto se deve ao melaço (mel de cana) que contém o açúcar mascavo, e segundo os experientes se situa entre 5 e 10%. No entanto, as quantidades destes minerais são tão pequenas, que não podemos considerar o açúcar mascavo como um alimento completo, já que nosso organismo precisa de muitos mais minerais.

Outras propriedades do açúcar mascavo são a vitamina A, B, C, D e E. Como dissemos antes, as vitaminas que este alimento contém são muito baixas e em nenhum caso são suficientes para cobrir as necessidades de nosso organismo. Para ter uma ideia, o açúcar mascavo tem, por exemplo, 0,01 mg. de vitamina B1. Isto são muito poucas vitaminas!

Certamente que você também se surpreende ao descobrir que o açúcar mascavo contém fibra e aminoácidos. Propriedades do açúcar mascavo que o convertem em uma opção bem mais saudável que o açúcar branco.

E saiba também que este tipo de açúcar contém carboidratos, ainda que em poucas quantidades. Esquecemos de mencionar algo importante? Nesse caso, não se esqueça de comentar em nosso artigo, quais outras propriedades do açúcar mascavo você conhece?

 

Fonte: comida.umcomo.com.br