Saiba a diferença entre muffins e cupcakes


Você vai à confeitaria e vê uma vitrine recheada daqueles lindos e delicados bolinhos, expostos em forminhas de papel colorido e sua boca enche de água.

Chama a balconista e diz que quer experimentar um dos bolinhos. Mas, para complicar sua vida, ela pergunta se você prefere cupcakes ou muffins. E você, especialista em comer e uma negação em culinária, fica olhando para a moça com aquela cara de quem não sabe o que responder, mas tem vergonha de perguntar. Mas não se sinta sozinho neste universo, a maioria das pessoas não sabe a diferença.

Tudo bem que comer é muito mais gostoso do que entender sobre certos assuntos gastronômicos, mas para não entrar neste tipo de saia justa não custa pesquisar um pouquinho e descobrir algumas coisinhas interessantes, como a diferença entre um cupcake e um muffin, por exemplo.

Então vamos lá. Tanto os muffins como os cupcakes são bolinhos individuais, mas a grande diferença está na massa. A massa dos cupcakes é a de bolo tradicional, porém bem mais leve e mais doce. Eles também levam cobertura – de chantily, ganache e outros cremes. São aqueles miniblos fofinhos, coloridos, que de tão bonitos dá até pena de comer. Já a massa dos muffins costuma ser mais densa, pesada e leva menos açúcar. Os muffins costumam ter outros ingredientes no meio da massa, como gostas de chocolate e uvas passas e não têm cobertura. São mais fáceis de consumir e menos enjoativos – uma delícia com café.

Os cupcakes datam do século XIX, do tempo em que o forno não dava conta de assar bolos grandes e o jeito era usar latas ou xícaras. São minibolos decorados com confeitos, ganache, creme de manteiga ou pasta americana.

No que se refere aos muffins, há controvérsias. Os alemães garantem que a palavra ‘muffen’, que quer dizer “pequeno bolo”, dá origem definitiva ao nome. Os franceses, por sua vez, defendem ‘moufflet’, macio. Mas a terra-natal é a Inglaterra, onde a tradição os relaciona aos dias frios, à geleia e ao chá. A massa, versátil, aceita chocolate, banana e até ingredientes salgados. Na Inglaterra também são conhecidos como “fairycakes” ou “bolinhos mágicos”.

Fonte: www.bonde.com.br